quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O que a leitura provoca em você?



Recomendo esse vídeo... não por ilustrar com imagens deliciosas o prazer de ler. Talvez por algumas palavras que visitam o cenário. Mas por despertar a sublime capacidade humana de pensar sobre o lugar que a leitura pode ocupar em nossas vidas.
O que a leitura provoca em cada um?
O que a leitura provoca em você?
A leitura provoca em mim um desejo enorme de escrever. Um desejo de brincar com as palavras de forma que traduzam o abstrato. 
A leitura me fornece elementos para estabelecer relações entre objetos que não se misturam, para buscar combinações improváveis, para promover classificações transgressoras.
A leitura conduz os corpos de um tom a outro, permite estar em vários lugares ao mesmo tempo sem os mínimos esforços de movimentos.
A leitura responde indagações particulares, pessoais com respostas na medida mais acertada para quem se destina, com respostas que desejamos ouvir, ou melhor, ler.
A leitura evoca a presença do que talvez não possa existir.
A leitura convoca mentes pensantes e adormecidas, espíritos curiosos e acomodados.
A leitura adormece dúvidas que ainda não merecem ser desveladas para, no dia seguinte, acordá-las sem a maior cerimônia.
A leitura simplesmente concede gratuitamente à autodescoberta...
Simplesmente cede espaço despretensiosamente à autocriação...
Não se furte ao direito de ler, mas se não há o desejo, se a sedução for insuficiente, não furte o direito de ler àqueles que não conhecem a leitura.
Ahhhh e não demore muito, como disse Flavia Savary, no texto Doce de Tereza, quando a sobremesa chega pode não haver espaço para saboreá-la!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário