segunda-feira, 7 de maio de 2012

E a cada término de trimestre a história se repete!

Deveria ser " A VALIA É"...
Mas insistem em em dizer "A VALIA SÃO"...
Se vivemos investigando, observando, palpitando, cutucando a ferida, deveria ser mais fácil assinalar uma simples coluna. Basta escolher: Satisfatório ou Insatisfatório. Simples assim.
O problemas é que trocaram "A VALIA É" por "A VALIA SÃO" .... e o caos se instalou definitivamente com a discordância verbal!
Pensem comigo: se trocarmos o termo valia pelos sinônimos merecimento ou mérito, adequadamente acompanhados pelo verbo ser na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, teremos a expressão "O MERECIMENTO É", o que impossibilita responder satisfatório/insatisfatório sem a coordenação de um novo período precedido pelo conectivo porque. Dessa forma: O MERECIMENTO É SATISFATÓRIO PORQUE o aluno sabe utilizar conhecimentos sobre o sistema de escrita para localizar palavras num texto de memória, produzir escritas numéricas para representar quantidades e assim por diante....
Mas como insistem em dizer "A VALIA SÃO", não há sintaxe que resista a tamanho desvio da norma culta da língua. Então o preço é alto e nos vemos com a jugular em perigo, devendo colocar o xis em uma das colunas (já identificadas acima) a seco, sem a menor indulgência pela incapacidade de medirmos os saberes de alguém, num dado período, previamente estipulado.
Enquanto a salvação não vem, vamos cometendo pequenos delitos em nome da burocracia sufocante, que por vezes insiste em escravizar a ciência de potencializar os saberes mais preciosos do Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário