quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paciência


"A paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces."

Como será o dia em que hei de colher tais frutos? Enquanto esse dia não chega, preciso encontrar caminhos para que o amargor da raiz não fira meu paladar, impedindo que me deleite ao sabores dos doces frutos da paciência.
Filósofos, poetas e a ciência popular têm divagado sobre esta virtude na tentativa vã de convencer a humanidade a ter paciência.
Não sei se paciência é a arte de esperar, mas existe algo que sutilmente a aproxima da esperança.
Há uma verdade em tudo isso: para superar a pequenez humana diante de impossibilidades, nada melhor que uma boa dose de paciência!
Além da Esperança, a Paciência é amiga da Resignação. Fruto do casamento entre a Cautela e o Bom senso, a Paciência se dá muito bem com seu irmão mais velho Respeito. Atualmente, anda flertando com o Tempo, mas dizem as más línguas que eles não se darão muito bem. Os otimistas garantem que será uma combinação perfeita. O desejo da família é que ela se una ao Trabalho (eu particularmente torço para que o cupido acerte essa dupla).
Enfim já perdi a paciência inúmeras vezes. Aliás, nos últimos dias ela anda fugindo de mim, mas eu não desisto de buscar um caminho para que o amargor da raiz não fira meu paladar quando me for permitido o pleno gozo do néctar que os frutos da paciência verterão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário