sexta-feira, 19 de julho de 2013

"A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não"


Você prefere dizer que o copo está meio cheio ou meio vazio?

Você prefere dizer que não há sol ou que o sol está encoberto pelas nuvens num dia nublado?

É claro que nem sempre é fácil ver o lado positivo das situações adversas que nos surpreendem ao longo da vida. No entanto, essa possibilidade existe e não custa exercitar.

Observe a ilustração abaixo:


Ela nos dá uma clara representação de que podemos mudar o curso da  rota de acordo com nossas opções. Os primeiros quadros podem simbolizar uma situação associada às condições do meio (tristeza e possibilidade de se colocar um fim na vida). Os dois últimos quadros ilustram o livre arbítrio e a "arte de sorrir cada vez que o mundo diz não" (Guilherme Arantes).
Torno a repetir: dizer isso quando se está bem é muito fácil e não me eximo da possibilidade de não conseguir pensar positivo. Contudo, há que se experimentar, para criarmos esquemas mentais que nos conduzam às atitudes e pensamentos positivos.
Isso me lembrou uma certa historinha:



"Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou. 
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, continuou a se debater a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro."


Pois bem, a mensagem é simples: "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória" (já citei isso aqui no blog em outro momento). Então, cuidar das escolhas e da forma como encaramos cada situação implicará sucesso ou não; o resultado esperado é você que escolhe!

Um comentário: