sábado, 6 de julho de 2013

Quizas, quizas, quizas

Há uma semana estive no CEU Celso Daniel para o lançamento oficial do Programa Tiempo de Hablar, em que cerca de 300 alunos terão aula de espanhol, por meio de uma parceria com a Faculdade São Bernardo. A proposta é muito interessante, pois esses alunos dificilmente teriam esta oportunidade se não fosse o empenho e a disponibilidade da escola em pactuar com novas possibilidades e de acreditar na inversão de rotinas engessadas que há muito desenham nosso sistema de ensino. Toda criança tem o direito de ter acesso ao maior número possível de ferramentas para que futuramente saibam fazer as escolhas que melhor atendam suas necessidades de inserção e intervenção responsável no mundo.
Mas de verdade, hoje não vim em defesa destes direitos.... escrevo em causa própria por ser presenteada pela oportunidade de me encantar e cantar com os pequenos e, isso eu não havia contado para ninguém, de render uma pequena homenagem ao homem que, mesmo sem intenção, me ensinou a gostar da boa música. A homenagem também não foi intencional, mas quando me vi cantando, a imagem, o cheiro, a época me vieram instantaneamente. Às vezes, ele me tirava para dançar, outras ficava de porta fechada, sorvendo fumaça, bebericando cerveja e divagando ao som de Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves e Billy Vaughn, Nat King Cole.....ahhhhh pai, sinto falta das coisas boas!

Enfim quando comecei a cantar Quizas, imortalizada na voz do mestre Nat King Cole, foi inevitável não lembrar, não sentir. Aquela voz  malemolente, doce e grave visitava meus ouvidos durante as tardes. Nos últimos meses de vida meu pai já havia deixado o velho e bom LP intitulado "Aos meus amigos" para trás, para aceitar a dor, sem que imaginássemos que o fim terreno se aproximasse. Tristeza à parte, foi delicioso cantar Quizas, principalmente porque o gosto foi bem diferente, por me deixar entregar às vozes festivas e vivazes das crianças. Elas se entregaram também e cantaram como se a canção fosse bastante familiar! Acho que como eu, elas também guardarão esta experiência de sentir a música como algo que injeta prazer instantâneo e provoca o deleite de esquecer as batalhas a serem enfrentadas todos os dias. 


Quiçá um dia nos encontraremos para papear sobre o ontem, sorrir de saudade e viver intensamente o presente para que o amanhã seja de doces lembranças como as que vivi naquela sexta-feira!

Cantando Quizas com os alunos do CEU Celso Daniel


Uma mostra do que foi cantar com os alunos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário